segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Ed Física - EBIAS - Algumas vivências- Prof.ra Carin Perske








Educação Física- XO-laptop

 Esportes Praticados Junto à Natureza na Ilha de Florianópolis

Trabalho com 5ª e 6ª séries

Com o objetivo geral de ampliar o conhecimento sobre outros tipos de esportes praticados além dos vivenciados no espaço da escola, iniciamos uma pesquisa na internet sobre os esportes praticados junto à natureza na Ilha de Florianópolis.
Outro objetivo está em iniciar uma discussão sobre como cada um aproveita seu "tempo livre" - se pratica esportes ou não fora da escola, e incentivar assim, a prática de alguns dos esportes pesquisados.
Inicialmente estamos pesquisando sobre o "ARVORISMO" - esporte que abre para discussões sobre a relação homem-natureza.
Posteriormente estaremos pesquisando sobre surf, ciclismo-mountain-bike, sundyboard, caminhadas em trilhas ecológicas, e outros.

Educação Física-Copa do Mundo 2010 - e Projeto XO-laptop


Algumas vivências:

Trabalho COPA DO MUNDO-FUTEBOL 2010- ÁFRICA DO SUL

Com os alunos da 5ª e 6ª séries realizamos uma pesquisa com tema a Copa Do Mundo de Futebol a respeito dos atletas brasileiros convocados para a Seleção Brasileira. Cada aluno pode escolher o atleta que pesquisaria em seu laptop utilizando-se da internet.
A pesquisa foi divulgada em mural na escola permitindo assim a visualização de todos. E ao mesmo tempo outros grupos com seus professores realizaram pesquisas relacionadas a mesma Copa e as publicaram juntamente em mural.
Objetivo geral:
- conhecer a trajetória de vida e profissional destes atletas, aproximando-os um pouco mais de nós
- colocar em discussão como alguns esportes podem se alcançados e vivenciados por um maior número de pessoas incluindo as de baixa renda - como ex. o futebol.

Educação Física - Linguagens e Culturas


Com o objetivo de valorizar a pluralidade racial e cultural onde cada cultura e cada povo é elevado em suas características e práticas, a Ed. Física neste ano de 2010 tem em seu planejamento desenvolver, com alunos de 1ª e 2ª séries um trabalho que busca uma ampliação de linguagens com um reconhecimento da origem das culturas.
Neste objetiva-se aprender a respeitar as diferenças e valorizar o que cada povo acrescenta de bom ao nosso povo brasileiro.
Cada vez mais precisamos trabalhar as diversidades raciais e culturais, reconhecendo as riquezas de cada cultura, estimulando uma convivência sem preconceitos, em busca da harmonia e da paz.
Primeiramente iniciamos com a vivência da cultura indígena, a qual descreve-se resumidamente:
Através de imagens e atividades os alunos vivenciam a organização social dos índios, como sobrevivem, onde moram, um pouco de sua história no Brasil, algumas palavras indígenas que usamos em nosso vocabulário, nomes próprios que encontramos na escola, alimentação, brincadeiras, vestuário, música, dança, e confecção de materiais.
A escola oferece espaço em meio a natureza, com árvores, cipós naturais, possibilidades de colocar cipós com corda, onde os alunos podem vivenciar as brincadeiras junto a um ambiente um pouco mais parecido com a cultura indígena.
Aproveita-se com este espaço a educação do corpo relacionado à natureza e sua biodiversidade, trabalhando as questões do meio-ambiente e cuidados com estes dois "meios" essenciais a vida humana: o corpo e a natureza.
O trabalho permaneceu por aproximadamente um mês, sendo interrompido pelos dias contínuos de frio e chuva. Assim que retorna em setembro com as atividades não vivenciadas e repetindo algumas...agora mais relacionado à questões do meio-ambiente-natureza.
Num momento futuro estaremos trabalhando com as outras culturas do planejamento. 




Representação das crianças de 6 a 7anos- Brincadeiras que mais gosto na Ed.Física-EBIAS