quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ED. FÍSICA-ESPORTES E NATUREZA MountainBIKE

MOUNTAIN BIKE - Palestra com o atleta PABLO LUCATELLI
imag. do site: http://www.lucatelli.net/
OBS:A postagem da palestra terá continuidade em breve neste mesmo link.
ONDE: na EBIAS
QDO: em OUT-10 

Coloco aqui apenas um pequeno comentário sobre este momento que aconteceu em 27 de outubro, na EBIAS, para as turmas 51, 53, 61, 62 e 71.
 A palestra sobre mountain-bike, apresentada pelo atleta Pablo Lucatelli despertou o interesse de vários alunos na EBIAS - os quais cercaram o atleta solicitando autógrafo, e demonstrando seu carinho e admiração, não somente pelo fato de ser "um dos maiores atletas e referência neste esporte no Brasil, mas também pela sua postura atenciosa para com eles.
Pablo falou sobre sua tragetória no mountain-bike, sobre as pedalas, as competições, as dificuldades no esporte, respondendo  com atenção a todas as perguntas dos alunos.
Interessante foi ver no final da palestra - quando alguns alunos perguntaram a ele:

- "Pablo, por que você não veio antes na escola?" Você viria de novo para pedalar conosco e para estarmos com você novamente?"
E Pablo se mostrou mais uma vez recíproco a atender a este convite!
E também quando os alunos tiveram liberdade de  ver a bike de Pablo de perto tendo a sua permissão de experimentar freios e amortecedor - o que lhes despertou facínio!
Veja mais: 
                                     -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                    
PERGUNTAS (ALUNOS) / RESPOSTAS (PABLO LUCATELLI)
 *Perguntas/respostas postado em 22/11/2010
1-Você poderia explicar o que é mountain bike?
R. Pablo Lucatelli: O mountain bike é um esporte praticado em contato direto com a natureza, usa-se uma bicicleta apropriada e apresenta muitas facilidades por facilitar deslocamentos e estimular o espírito aventureiro.

2-Com quantos anos você começou a competir? Em que ano?
R. Pablo Lucatelli: Comecei quando tinha 9 anos, na categoria mirim, no ano de 1994.

3-Cada estilo de competição tem uma bike diferente ou você muda alguma coisa na sua?
R. Pablo Lucatelli: Existem diferentes modalidades dentro do mountain bike, nas que pratico usa-se a mesma bicicleta, não necessita alterar a bike, são elas o Cross Country (XCO) e o Marathon (MX).

4-De quantas competições participou?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente mais de 300.

5-Como você chegou onde está? Como fez para ser campeão?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que tenha sido a perseguição de um sonho, as vitórias foram conseqüência de muita paixão, dedicação, treinamentos e vontade de andar de bike.

6-Qual foi sua primeira medalha ou troféu?
R. Pablo Lucatelli: Foi um troféu de quarto colocado, na primeira prova que competi.

7-Você já perdeu alguma competição?
R. Pablo Lucatelli: Algumas, mas certamente marcantes foram  as vezes que fiquei em segundo lugar, serviram de lição para continuar treinando, rever as estratégias de competição e vencer as adversidades.

8-Você ganhou muitas medalhas e troféus? Quantos?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente são mais de 300 premiações entre troféus e medalhas.

9-Você gosta desse esporte a quanto tempo? Já ficou sem vontade de andar de bike?
R. Pablo Lucatelli: Desde que assisti meu irmão vencer suas primeiras provas, comecei a gostar do esporte, nunca tive vontade de parar de pedalar, as vezes que por algum motivo tive que me afastar das bikes, foram com grande vontade de voltar.

10-Quais foram as maiores dificuldades?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que as dificuldades no esporte apareceram no início, quando ainda não tinha uma bike boa o suficiente para treinar e competir como gostaria, mas foram motivos para superar e seguir em frente, que minha família sempre tirou forças de onde parecia não ter, para incentivar eu e meu irmão.

11-Você já caiu de bike? Já se machucou ou quebrou? Já caiu muitas vezes competindo?
R. Pablo Lucatelli: Caí algumas vezes treinando, competindo não, a vez que mais me machuquei gravemente, foi nesse ano, quebrei o osso do cotovelo e fiquei por quase 2 meses sem pedalar.

12-Quando você pedala fica com medo de se machucar?
R. Pablo Lucatelli: Nunca tive medo de me machucar, as sensações positivas sempre foram maiores. Mas é claro que as medidas de proteção como capacetes e luvas servem como proteção no caso de queda.

13-Sua bike já quebrou em alguma competição ou treino? Já furou pneu?
R. Pablo Lucatelli: Nunca quebrou, mas pneus furam bastante. A manutenção preventiva sempre foi feita por mim, e certamente assim foram evitadas muitas quebras.

14-Alguma vez o freio falhou? O que aconteceu e o que você fez?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca faltou. Se faltasse acredito que daria um jeito de pular da bike ou parar com o pé.

15-Você teve apoio dos seus pais para começar a competir? Você foi com seu irmão quando começou?
R. Pablo Lucatelli: Na primeira prova, meu irmão foi sozinho escondido dos meus pais, sem apoio de ninguém, pedalou mais de 10km para ir até a prova, e venceu. Foi pela 3° ou 4° prova que ele venceu que eu estava assistindo e competi também, com a bike emprestada dele. Mas meus pais adoravam nos competindo e desde a primeira vez que assistiram uma prova sempre apoiaram.
16-Você gosta de competir?
R. Pablo Lucatelli: Para mim competir é uma das coisas que mais gosto, mas desde que tenha chances de vencer.

17-Quem mais ajudou você? Teve muito patrocinador?
R. Pablo Lucatelli: Tive muitos patrocinadores e apoiadores, posso dizer que desde 1999 havia empresas apoiando, cada uma com sua importância adequada para cada evento.

18-Qual foi a primeira bike que você ganhou?
R. Pablo Lucatelli: Era uma bicicleta simples, dessas de mercado, durou um ano, foi muito boa.

19-Quantas bikes você já teve?
R. Pablo Lucatelli: Várias, mais de 15 eu acho.

20- Você dá nome a suas bikes? Qual?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca tive este costume.

21-Quanto pesa sua bike?
R. Pablo Lucatelli: Por volta de 10kg.

22-Quanto custa uma bike profissional?
R. Pablo Lucatelli: Mais ou menos um ano de trabalho. As melhores custam mais que um carro popular 0km.

23-Para onde você já viajou de bike? E para competir?
R. Pablo Lucatelli: Viajei para alguns lugares, a primeira viagem foi com meu irmão foram 190km em pouco mais de 5horas, foi muito legal.

24-Qual o campeonato mais marcante para você?  E qual a prova mais difícil?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que o campeonato mais marcante foi a Copa Internacional de MTB, quando o venci em 2006, ficou ainda mais. A prova mais difícil foi o MTB 12horas de São Paulo, quando competi na Categoria Solo em 2008, com a largada a meia noite e chegada ao meio dia.

25-Quantas vezes por semana você treina? Quantas horas por dia? E quantos km?
R. Pablo Lucatelli: Quando mais treinava andava 6 dias por semana, cerca de 2horas por dia, por volta de 50km cada vez. Atualmente ando conforme sobra tempo, mas tento manter pelo menos 3 a 4 vezes por semana.

26-Você faz musculação para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: Atualmente não, mas quando estava competindo forte, sim. Era um treinamento completo que consumia mais de 4 horas dos meus dias.

27-Quais alimentos você ingere antes das competições?
R. Pablo Lucatelli: Uma alimentação normal, evitando gorduras e carnes, abusando de massas e ingerindo líquidos á vontade.

28-Fez muitos amigos nas competições?
R. Pablo Lucatelli: Certamente este é um dos motivos mais importantes das competições, tenho amigos em vários lugares e muitos parecem como irmãos.

29-Como você se sente quando pedala com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que pedalar com amigos é uma troca de experiências e tem grande importância para o aprendizado, não só no esporte, mas para vida toda, o círculo de amizades é muito sadio, não há amigos te convidando para beber ou usar drogas, geralmente são pessoas inteligentes que buscam saúde e vitalidade para aproveitar a vida da melhor forma.

30-E como é competir com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Sempre é uma disputa saudável, de respeito, é muito bom.

31-Quantas competições em média você participou por mês?
R. Pablo Lucatelli: Geralmente entre 1 e 2 por mês, mas claro que em alguns meses chegou a ter corrida em todos finais de semana.

32-Mulheres também participam deste esporte?
R. Pablo Lucatelli: Sim, assim como no masculino, existem categorias definidas conforme a idade das atletas.

33-Você prefere fazer palestras ou competir?
R. Pablo Lucatelli: Os dois são muito interessantes, certamente um complementa o outro, é mais fácil competir. Mas conversar sobre as corridas e viagens com pessoas diferentes é sempre um prazer.

34-Se você perde uma competição como se sente?
R. Pablo Lucatelli: Algumas vezes perder é um incentivo para treinar mais, o problema é quando se está treinando ao máximo e as derrotas vem por falhas mecânicas ou fatores que fogem do controle. Certamente sempre servem para o aprendizado, incentivos para superar as dificuldades.

35-Se não praticasse mountain bike o que faria de esporte?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que qualquer outro que fosse individual, prefiro os de resistência como maratonas ou como triatlo de longa duração.

36-Qual outro esporte que já praticou?
R. Pablo Lucatelli: Muitos, geralmente voltados á natureza, mas na maioria das vezes não fugi muito de correr, nadar e pedalar.

37-Você sabe empinar com a bike?
R. Pablo Lucatelli: As vezes serve como comemoração em provas, sim.

38-Por que o banco da bike fica tão alto?
R. Pablo Lucatelli: A bike deve ter a proporção do tamanho do atleta, assim  como nosso pé necessita de um calçado do tamanho certo, para competir é interessante uma bike do tamanho certo para o atleta.

39-Tem vários tipos de bike para a competição? E tipos de capacete?
R. Pablo Lucatelli: Sim, tem quase que uma bike para cada modalidade. Entre elas:
Ciclismo: Usa-se bikes de pneus finos, são leves e frágeis, específicas para andar no asfalto, exigem experiência e atingem altas velocidades com grande facilidade. Capacetes iguais os de mountain bike.
Mountain Bike – Cross Coutry/Marathon: Usa-se bikes padrão de mountain-bikes que geralmente contam com sistemas de amortecimento, pneus largos e freios precisos, são usadas fora da estrada, portanto ideais para suportar qualquer aventura tanto subidas quanto descidas. Capacetes abertos leves e ventilados.
Mountain Bike – Down Hill/4X: Usam-se bikes com sistemas de suspensão dianteira e traseira, são fortes e mais pesadas que as de Cross Country, também contam com pneus largos e freios precisos, usadas em trilas, são específicas para descida. Capacetes fechados e robustos lembram capacetes de motos.

40-Por que usa luvas para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: As luvas servem tanto para melhorar a aderência das mãos com o guidão, quanto para proteção em caso de quedas.

41-Você é descendente de alemão?
R. Pablo Lucatelli: Sou metade alemão metade italiano.

42-Você e seu irmão sempre pedalavam e competiam juntos? Seu irmão era mais velho que você?
R. Pablo Lucatelli: A maioria das vezes andávamos juntos, algumas vezes competimos juntos, ele era 2 anos mais velho.

43-Você chegou a ganhar alguma competição dele?
R. Pablo Lucatelli: As primeiras sempre perdi, mas algumas eu venci.

44-Como você está conseguindo superar a falta dele? Chegou a entrar em depressão?
R. Pablo Lucatelli: Ainda está muito recente para ter uma conclusão sobre isso, mas acredito que está servindo para rever muitos aspectos da minha vida e certamente é um assunto que ainda tem muito para acrescentar na minha vida, uma grande lição.

45-Como você se sente quando pedala?
R. Pablo Lucatelli: A sensação de liberdade e de prazer é grande, muitas vezes pedalar serve para planejar um dia que está começando ou também para manter a saúde física e mental.

46-Pablo, por que você não veio antes dar esta palestra na escola?
R. Pablo Lucatelli: A idéia é muito boa, nunca tinha pensado nisso, certamente se tivesse a oportunidade teria dado a palestra antes.

47- Você viria pedalar conosco?
R. Pablo Lucatelli: Sem dúvida seria um grande prazer.

48-Você pode vir nos ver aqui na escola mais vezes?
R. Pablo Lucatelli: Sempre que tiver a oportunidade estarei em contato. Para mim é muito bom ver tantas crianças interessadas nas histórias das bikes.
                                                                                                                                                                                                       
Pablo, agradecemos imensamente sua presença na escola, sua atenção e 
seu carinho a todos,
além de deixares aqui " uma semente" para os esportes de prática individual
como mountain-bike!
Um forte abraço e muitas pedaladas a você!!!
Profª Carin
                                                                                                                                                                                                         

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RUGBY- PALESTRA COM ATLETA KALVIM SCOTTI

Jogo de RUGBY

imag. do site: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php
 
Com o atleta Kalvim ScottiJogador da Seleção Brasileira de Rugby–M23
               Jogador do Desterro Rugby Clube Florianópolis - SC
Estagiário da Fundação CERTI no Projeto XO da EBIAS
Quando: 20/out/2010
Onde: no auditório da EBIAS – no horário: 8h ás 9:30h
Para as turmas 51 e 71
OBS: A palestra não aconteceu no período vespertino devido à impossibilidade do horário para o palestrante. Sendo assim, os alunos das turmas 53 e 62 pesquisarão sobre o Rugby na internet – nos sites indicados no blog e sugeridos também pelo atleta.

Palestra com Kalvim Scotti e alunos

A palestra faz parte do Projeto Ed Física-Esportes-Natureza que pode ser visualizado no link:
Quanto maior o número de esportes que o aluno conhece, maior as possibilidade para ele perceber o quanto seu tempo de lazer pode ser aproveitado de forma mais criativa.

Ao convidar palestrantes que são atletas dos esportes pesquisados no projeto, tem-se como objetivo oportunizar ao aluno entrar em contato com o atleta mais diretamente. O aluno pode perceber a proximidade entre sua realidade e seu próprio potencial para buscar por esportes que se identifique.
Importante o aluno saber que, independente de se tornar um atleta, ou não - futuramente, pode sentir o prazer de descobrir novas formas de aproveitar seu tempo de lazer – praticando esportes.

Durante a palestra com o atleta Kalvim, os alunos conheceram sobre a origem e história do Rugby, algumas regras gerais e fundamentos do jogo e também visualizar as imagens trazidas.

Reflexão: Como está o incentivo do esporte no Brasil?

Quando os alunos colocam a relevante pergunta sobre quanto um jogador de Rugby recebe de apoio financeiro, Kalvim coloca que apenas as três equipes melhores colocadas do Campeonato Brasileiro de Rugby recebem incentivo da bolsa atleta do governo brasileiro, porém os atletas começam a receber a bolsa somente no segundo ano depois do resultado conquistado, isso acontece devido ao processo burocrático envolvido. Os atletas que já estão na seleção Brasileira de Rugby e que conquistaram bons resultados internacionais, também recebem o incentivo da bolsa atleta pelo governo.

Como o Rugby é um esporte novo em nosso país, há pouco incentivo de patrocínio de empresas. Assim, cada jogador veste sua camisa por paixão ao esporte, sendo que os mesmos se responsabilizam com todas as suas despesas e também com a manutenção do time.


Assim, vale a pergunta: Quando um país que sediará as Olimpíadas em 2016 começará a incentivar - com condições reais - o envolvimento do maior número possível de jovens nos esportes?

Ver mais sobre o esporte e palestra no link: 


profª Carin, Kalvim

A palestra aconteceu de forma bem interativa dos alunos com o palestrante, que participaram com suas perguntas e colocações bem pertinentes sobre o esporte.

Trazer um atleta que se mostra apaixonado pelo esporte que pratica, para contribuir com o conhecimento dos alunos sobre a importância da prática de esportes é muito significativo -  o objetivo principal do projeto se tornou realidade ao perceber que no final da palestra 20 alunos se mostraram interessados em jogar Rugby: sendo 10 meninos e 10 meninas!

O atleta Kalvim Scotti deixou uma importante mensagem ao colocar que mesmo sem receber nenhuma ajuda financeira para jogar Rugby, sua prática e dedicação ao esporte valem pela sua paixão ao jogar Rugby, pelos amigos que fez na equipe e nas competições tanto no Brasil como com jogadores de outros países, e pelos lugares que conheceu através do esporte.

Os alunos foram convidados para assistirem à etapa do Circuito Brasileiro de Sevens em Florianópolis, com:
data:   29/01/2011 à 30/01/2011
em Florianópolis - Local ainda não confirmado

PERGUNTAS DOS ALUNOS sobre o RUGBY / Respostas de Kalvim Scotti
  1. Como se joga Rugby?
R. Rugby é um esporte que se joga tanto com as mãos quanto com os pés. O jogador só pode jogar se estiver em pé. A linha de impedimento é a linha da bola, portanto o jogador atacante somente deve participar de uma jogada caso entre em jogo a partir de uma posição anterior ao carregador da bola. O passe tem que ser sempre para o lado ou para trás. O chute pode ser para frente, mas o jogador que for pegar a bola deverá sair detrás da linha do chutador. O objetivo do jogo é passar a linha de fundo do adversário, que é a area de pontuação, e apoiar a bola  no chão. Também é possível pontuar realizando um chute passando por cima da trave em “H”. O jogador pode correr com a bola sem qualquer impedimento. O jogador em defesa pode derrubar somente o portador da bola.
Veja no link: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php

Imagem do site: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php
  2. Se o jogador estiver em pé e se agachar, pode ganhar ponto; ou precisa se jogar para ganhar ponto?
R. o jogador para pontuar precisa estar segurando a bola e encostá-la no chão, sendo na área de pontos ou na linha de fundo – independente de estar agachado ou se jogar.
  1. Que falta é marcada se o jogador empurrar alguém do outro time?
R. Essa é uma infração grave, portanto resultará em um pênalt. Para derrubar o oponente deverá agarrá-lo e ir para o chão com ele.
  1. Qual é a formação de saída de bola?
R. A saída de bola é dada por um chute do meio de campo para o time adversário.
  1. Com quantos anos pode-se começar a jogar Rugby?
R. Na Europa – principalmente na França e Inglaterra começa-se a jogar Rugby desde 5 anos, sendo que se aprende na maioria das escolas – pois o Rugby tem um importante fator de estimular o jogo em equipe, a coragem e superação de limites.
No Brasil se começa a jogar Rugby mais tarde, isso porque o esporte ainda não é tão conhecido no País. Mas no Brasil existe muitos clubes com categorias infantis, com crianças de 8 anos jogando rugby. Hoje a maior parte dos nossos atletas estão começando a jogar entr 13 e 15 anos.
A Seleção Brasileira compõem-se da:
- Equipe principal
- a Equipe M23 (composta por jogadores menores de 23 anos de idade)
- a Equipe M19 (composta de jogadores menores de 19 anos de idade)
- e a Equipe feminina
  1. Há equipamentos de proteção para jogar Rugby?
R. Sim: capacete de almofada especial para proteção das orelhas, ombreras e protetor bucal.
  1. Quando e onde sua equipe treina?
R. Nas 3ª e 5ª feiras às 18:45hs e aos sábados pela manhã, na Lagoa da Conceição
  1. O que você paga para jogar Rugby?
R. A mensalidade do Clube, o deslocamento para os treinos e as despesas para os jogos e competições.
  1. Já aconteceu algum acidente grave que causasse a morte de algum jogador durante uma partida de Rugby?
R. Não que eu saiba. Mas acontecem lesões sim durante os jogos, pois há muito contato. As lesões maiores são principalmente de joelho.
  1. Qual é o nome de seu time? Desde quando você joga Kalvim?
R. Equipe do Desterro – Florianópolis e Seleção Brasileira de Rugby M23
Jogo desde 2005.
  1. Você já saiu do Brasil para jogar?
R. Fui 2 vezes para o Uruguai
  1. Você acha fácil de jogar Rugby?
R. Não. Como todo esporte precisa de muito treino e dedicação
  1. Mulheres praticam o Rugby?
R. sim, como viram nas imagens que trouxe, há equipes femininas de Rugby no Brasil
  1. Quantas pessoas podem jogar em cada jogo?
R. são 15 jogadores para cada equipe, podendo haver substituições.
  1. Há equipes mistas, de homens e mulheres na mesma equipe?
R. Não
  1. Por que nunca vi Rugby na TV?
R. No Brasil nos canais abertos de TV talvez não passam muitos jogos de Rugby, mas nos canais pagos de TV passam geralmente um ou dois jogos por semana de Rugby.
  1. Qual a equipe conquistou maior número de vitória em campeonatos?
R. Acredito que seja a Inglaterra, onde iniciou o esporte.
  1. O Rugby já é bastante praticado no Brasil?
R. O esporte começou crescer mais nesses três últimos anos no Brasil, mas há várias equipes no país. Em Florianópolis temos 4 equipes: A do Desterro – que eu jogo, equipe da UFSC , equipe do Costão Norte e a equipe do Joaca.
  1. O que significa Rugby?
R. Rugby é o nome de uma cidade da Inglaterra, onde o esporte começou.
  1. Quanto um atleta ganha hoje financeiramente para jogar Rugby?
R. Geralmente as despesas são pagas pelos próprios atletas. Mas as 3 melhores equipes da Seleção Brasileira de Rugby podem ganhar a Bolsa Atleta do Governo Federal.
  1. O Rugby é parecido com o Futebol Americano?
R. Sim, pois o Futebol Americano veio do Rugby. Se parecem principalmente pelo contato físico, mas com regras e fundamentos diferentes.
  1. Kalvim, é sempre você que tem o objetivo de pegar a bola?
R. Sim, pela posição que ocupo na equipe, mas se eu estiver longe da jogada ou indisponível, outro jogador pode pegar a bola sem problemas.
  1. Quantas faltas um jogador pode ter num mesmo jogo?
R. No 2º penalt seguido o jogador pode ganhar cartão amarelo e fica 10 minutos fora do jogo. Mas isso vai depender de cada juiz, pois cada um tem a sua interpretação. No segundo cartão amarelo o jogador é expulso
  1. Como você se sente quando joga Rugby? R. Me sinto muito bem, porque eu amo muito jogar rugby. As coisas com mais satisfações que fazemos são as que amamos.


Veja mais nos sites:
Com certeza Kalvim, seu comprometimento, entusiasmo e paixão pelo esporte motivou e despertou muitos alunos. Foi merecido o forte aplauso que deles recebeste!
Agradeço muito sua relevante participação e colaboração ao projeto!
Desejo, junto aos alunos:  sucesso – e muitos jogos e vitórias a você e seu time!
Torçamos todos para que o Rugby, assim como todos os esportes, tenham maior incentivo  e acesso a todos no Brasil!

Um grande abraço, 
Carin Perske




sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO MEIO-AMBIENTE-NATUREZA - AÇÕES

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 HORA DO CONTO - CULTURA INDÍGENA
1ª e 2ª séries da EBIAS
O Projeto Meio-Ambiente-Natureza vem acontecendo desde o 2º trimestre deste ano e acontece com a interdisciplinaridade entre Ed. Física e o Laboratório de Ciências com as professoras, respectivamente, Carin Perske e Dinara Castilhos.

A contextualização do projeto e seus objetivos pode ser visualizada no link deste blog:
http://ef-carin.blogspot.com/2010/08/projeto-meio-ambiente-natureza.html
Nesta ação da Hora do Conto que descrevemos houve a interdisciplinaridade entre Ed. Fisica-professora Carin, Laboratório de Ciências-professora Dinara, Sala Informatizada e Projeto XO-laptop da EBIAS - com as professoras Angela, Celma e Elizângela.



Cultura Indígena:
Ao trazer a cultura indígena oportunizamos uma ampliação de linguagens, um reconhecimento da origem das culturas, aprendendo a respeitar as diferenças e a valorizar o que cada povo acrescenta de bom ao nosso povo brasileiro.
A cultura indígena permite reforçar o convívio em harmonia entre homem e seu meio-ambiente, entre homem inserido como parte da natureza.
Ao som de tambor, chocalho, e canção cantada com as crianças - aconteceu em setembro-deste ano, na Sala de Artes da EBIAs a hora do conto para os alunos de 1ª e 2ª séries, nos períodos matutino e vespertino.
A professora Celma contextualizou a história do índio, a invasão portuguesa no Brasil e na ilha de Florianópolis e a exclusão dos índios de sua terra. A professora contextualizou aspectos da cultura, da música - cantando com as crianças uma canção indígena.
A professora Dinara iniciou contextualizando principalmente a  preservação ambiental do nosso bairro, das praias da ilha de Florianópolis, vindo para a necessidade de cuidarmos do meio-ambiente de nossa escola -do bosque que temos, começando por nós dentro da escola os cuidados com a natureza.
As professoras Angela e Elizângela apresentaram um vídeo sobre cultura indígena, que abordou aspectos da alimentação, da arte e da cultura.
Durante a apresentação do vídeo as crianças receberam uma pintura de rosto relacionada a pintura indígena, com lápis de cor aquarelável.
A professora Carin - Ed. Física introduziu as brincadeiras indígenas como a corrida do tronco-ou toras,  cipó na árvore, arco-flecha, pescaria, barco a remo. A hora do conto encerrou com uma dança indígena  em roda, dirigindo-se para o pátio e bosque da escola para observarmos se há respeito em relação ao meio-ambiente com a relação de onde é jogado o lixo.

Agradecemos a participação da professora de História Maria Gorethe com seu depoimento sobre o índio na  atualidade e a missigenação dos povos no Brasil. Agradecemos a Auxiliar de Ensino Sabrina pelo apoio na Hora do Conto. E às professoras Angela, Celma e Elizângela pela relevante colaboração à ação do projeto. 


Agradecem:
professoras Carin e Dinara

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dançar

                    Dançar como se fôssemos a própria dança, como se não houvesse nada mais. E ao mesmo tempo não perder a noção de quem somos enquanto dançamos, do que sentimos quando os movimentos tomam contam de nosso ser. Ser a dança e ao mesmo tempo nos sentir dentro dela. Saber que ao mesmo tempo que dançamos, sentimos as reações dentro de nós.
PERSKE, Carin (2003)

Prefácio de Maurice Béjart

                                                                                                                                                        

Prefácio de Maurice Béjart

     "Ao anoitecer, terminando o dia, a aldeia se reúne na praça, (...). As pessoas passam, se olham, cumprimentam-se, sorriem, somem, voltam, vão sentar-se. Um pequeno muro de pedra, um banco, uma cadeira, na frente de um dos cafés o parapeito da fonte. A noite cai (é rápido o pôr-do-sol noleste).Silêncio. Os homens começam a conversar. Então, quase sempre após um certo lapso de tempo, o tom se eleva: discussões, brigas -  - ninguém está de acordo – incompreensão. Certas noites, a desordem é generalizada, violenta e sem razão. Quando, no dia seguinte, se pergunta o que houve, respondem: “Trocamos palavras, nos desentendemos!”
     São da mesma raça, do mesmo meio social, da mesma idade... e as palavras têm, para cada um, uma significação diferente. As mesmas palavras, Mito de Babel!
     Em outras noites o silêncio se prolonga. Depois um se levanta e dança, depois um outro, um terceiro. Os outros olham, mas seus olhos afirmam sua união profunda, sua participação total. A dança continua até tarde da noite, os dançarinos se revezam de tempos em tempos e, quando todos finalmente voltam para casa, a unidade permanece, a alegria é genuína e o repouso, completo. A palavra divide. A dança é união. União do homem com seu próximo. União indivíduo com a realidade cósmica.
     A dança é um rito: um ritual sagrado, ritual social. Encontramos na dança essa dupla significação que está na origem de toda atividade humana" .
( GARAUDY, R.  - Dançar a Vida, 1980)