sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO BRASIL: 20 de Novembro

imag. do site: http://www.diadaconsciencianegra.com.br/
imagem: ZUMBI DOS PALMARES
" Zumbi foi morto em 20 de novembro de 1695, e seu corpo foi exibido em praça pública para semear o medo entre os escravos e impedir novas revoltas e fugas. Mas o efeito foi oposto, despertando em muitos a consciência de que era preciso lutar contra a escravidão e as desigualdades, como Zumbi ousou fazer. A memória deste herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade na qual todos tenham não apenas a igualdade formal dos direitos, mas a igualdade real das oportunidades"   (site:http://www.diadaconsciencianegra.com.br/)

Feriado de 20 de Novembro - homenageia também a todos aqueles 'filhos de Zumbi" (sejam eles negros, brancos, índios...) que lutaram incansadamente pelos direitos dos NEGROS - que constituem 50% dos brasileiros!
ver a LEI 10639/2003

 PARABÉNS PARA AQUELES QUE LUTAM A TODOS ESTES ANOS PELA IGUALDADE DE DIREITOS RACIAIS! QUE CONSEGUIRAM FINALMENTE QUE A CADA ANO MAIS PESSOAS POSSAM CONHECER A FACINANTE CONTRIBUIÇÃO DA CULTURA AFRICANA NO BRASIL! 

O que seria do Brasil sem o axé, o olodum
sem o samba
IMAGEM: http://bahiainforma.com/2010/10/21

sem o Carnaval?
... sem a capoeira         
...sem o feijão com arroz 
sem o Candomblé e a Umbanda?
O que seria do Brasil sem este povo que o constuiu abaixo do Sol sem direito a escolhas...arrancado de seu mundo, mas que não se perdeu de sua cultura?
Certamente não seria o Brasil tão rico de culturas que temos!

Algumas personalidades negras brasileiras que se destacaram e se destacam na História do Brasil:
Abdias do Nascimento; Aleijadinho; André Rebouças; Chica da Silva; Cruz e Souza; Dandara; João C. Felisberto; Lélia Gonzales; Luiza Mahin; Luiz Gama Pinto; Mário de Andrade; Mestre Bimba; Mestre Pastinha; Milton Santos; Ildefonso Juvenal; Antonieta de Barros; Rainha Nzinga; Zumbi e os da atualidade:
como Pelé; Milton Nascimento; Zeca Pagodinho, Ronaldinho Gaúcho...
"Há tão somente um Deus,
Os homens o chamam por muitos nomes
Há tão somente uma raça,
A raça humana
Há tão somente uma vida,
a vida eterna".
(pensamento Hindu)

Veja mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.