domingo, 5 de dezembro de 2010

Projeto: ED.FÍSICA-ESPORTES-NATUREZA



                                                                                                                                                                        
O projeto teve como objetivo estimular os alunos a conhecer alguns esportes praticados na Ilha de Florianópolis - junto à Natureza:

Quanto maior o número de esportes que o aluno conhece, maior as possibilidade para ele perceber o quanto seu tempo de lazer pode ser aproveitado de forma mais criativa.
 
Registros do projeto: Ed. Física - Esportes - Natureza 
Durante a pesquisa surgiram as palestras com os atletas de Rugby- Kalvim Scotti, e com o atleta de Mountain-bike: Pablo Lucatelli.

Com estas palestras foi possível proporcionar aos alunos o contato com atletas, podendo assim ampliar seu conhecimento para além dos esportes...
As perguntas  aos atletas não se restringiram apenas aos aspectos do esporte, mas também das vivências destes atletas em sua vida profissional, estilo de vida, incentivo do governo aos esportes, dificuldades encontradas como atletas, bem como os ganhos em sua carreira.
Assim, o projeto alcançou objetivos além dos que pensava inicialmente - como o de conhecer vários esportes e estimular a prática de alguns destes; para abranger um contexto educacional maior -em que enfocamos sobre alimentação e estilo de vida saudáveis, companheirismo, respeito, cuidados com o outro e consigo, segurança no esporte praticado, ética nas competições, aspectos motivacionais na prática de esportes, persistência, otimismo e compromisso consigo mesmo em perseguir seus sonhos.

RUGBY

VIVÊNCIA do jogo de RUGBY com o atleta KALVIM SCOTTI
Na escola EBIAS
Veja mais sobre o projeto no link:
http://ef-carin.blogspot.com/p/esportes.html

Aula de vivência do jogo de Rugby:  o alteta Kalvim Scotti -da Seleção Brasileira de Rugby e da equipe Desterro-Rugby de Fln - proporcionou pessoalmente aos alunos da 5ª e 7ª séries  - T51 e 71.


Os alunos participaram de alguns fundamentos técnicos de passe de bola da  vivência de jogo de Rugby.

Para as turmas do período vespertino - 5ª e 6ª séries - T53 e T62, a vivência aconteceu com a profª Carin.

Durante o jogo, foi possível perceber o entusiasmo dos alunos, e ao mesmo tempo a dificuldade com os novos fundamentos e regras de jogo. Para eles - passar a bola para trás da linha de avanço e não para a frente como na maioria dos esportes, foi a maior dificuldade encontrada.
Um fato curioso foi que alguns alunos diziam que precisavam pensar tanto durante o jogo que sentiam como se seu "cérebro estivesse esquentando".

As turmas 53 e 62, mesmo não tendo a vivência com o atleta foram as que mostraram maior motivação para  o jogo de Rugby, solicitando que a vivência acontecesse mais vezes. Muitos dos alunos solicitaram a formação de um time da escola, e desejam praticar o esporte em equipes de Florianópolis.

Também crianças e adolescentes de outras turmas que não faziam parte do projeto vivenciaram o jogo na escola, e ficaram motivados a praticar o esporte.

Assim, com a vivência do Rugby, pode-se perceber como é importante proporcionar às crianças e adolescentes várias atividades esportivas, para dar a cada um a oportunidade de se encontrar e se identificar com algum destes esportes e poder então seguir praticando.






Agradeço ao atleta Kalvim Scotti pela sua participação na palestra, na vivência do jogo de Rugby, por emprestar-nos a bola para que pudéssemos continuar jogando na escola. E principalmente por sua capacidade motivadora à prática de esportes para com todos os que participaram.
Grande abraço e muitas vitórias a você!
 Profª Carin Perske

5 comentários:

  1. Carin,

    Maravilhoso o teu trabalho.

    Parabéns... Uma lição de vida e um caminho para nossos profissionais da educação.

    Edla

    ResponderExcluir
  2. Carin e Kalvim PARABÉNS!

    O trabalho de vocês ficou maravilhoso!
    Continuem assim: dispostos, dedicados e profissionais no que fazem!

    Beijos
    ANA KELLY


    Ah, parabéns para os alunos também né?! /p

    ResponderExcluir
  3. Carin!
    Parabéns pelo projeto, muito bacana, motivador.
    Tenho certeza que os alunos adoraram.
    Que bom que em 2011 vamos poder contar novamente com o teu belo trabalho.
    Bjos, Angela

    ResponderExcluir
  4. Poxa, Carin, demais o teu blog.. gostei mesmo e vou sempre dar uma passada por aki..

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Olá André. Obrigada. E sinta-se à vontade p colocar suas opiniões e experiências. abraço

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.