domingo, 5 de dezembro de 2010

projeto: BRINCADEIRA DE PIÃO

_______          _________________        __________        ________________        __________      __________
O tempo de brincar não deveria nunca desaparecer 
do ser humano. 
Todo adulto deveria  reaprender com as crianças a conservar em seu dia um tempo para a brincadeira e assim não perderia de si mesmo a alegria, a capacidade de rir, de se desligar do trabalho e afazeres para então se conectar com seu eu. 

A brincadeira de pião apareceu entre os alunos da escola EBIAS como uma oportunidade de trazer de volta  a brincadeira, a interação entre os alunos,  onde um ensina o outro a jogar seu pião. Ali aconteceu  a formação da roda, o auto-superar-se na maneira de jogar, ou simplesmente o de desligar-se do mundo lá fora e relaxar com a brincadeira - o ditado "não pensar em nada".Com o pensamento envolvido na brincadeira, a criança e também o pré-adolescente têm vivenciado  e sentido a alegria de estar num momento único, seu, e ao mesmo tempo com os outros.
Veja mais sobre o projeto no link:


 Registrando algumas vivências do projeto:
A brincadeira de pião não acontecia apenas durante as aulas de Ed. Física, mas também nos intervalos entre as aulas - mas também e principalmente na hora do almoço e no recreio.
 Pode-se observar crianças de várias idades brincando junto de pré-adolescentes e adolescentes.

A brincadeira parece ter sido facilitadora para aqueles que apresentavam maior timidez ou dificuldade de se socializar, pois encontraram na brincaderia de pião uma oportunidade de se integrar aos grupos e rodas que se formavam.


As crianças procuraram na internet algumas regras de jogo já existantes. Alguns participavam de competições. Outros escolhiam apenas rodar seu pião. Muitos criaram as chamadas "acrobacias" com o pião, onde elaboravam criativas manobras com seu pião sempre rodando.



Porém, no final de novembro a brincadeira começou a diminuir na escola. Fato característico das brincadeiras muitas vezes, que com o passar do tempo vão sendo substituídas por outras.


Com o projeto foi possível trabalhar com eles a educação de aspectos de cidadania  mesmo durante a brincaderia de pião. Todos eram incentivados a ter responsabilidade sobre seu brinquedo e cuidado com o pião do colega, e para não se machucarem. Respeitar seu tempo, e limite de espaço. Com o passar do tempo perceberam que não poderiam usar o brinquedo para agredir um colega, já que isto além de não ser uma atitude aceitável, faria com que o projeto terminasse na escola.


Observou-se que aqueles que participaram se envolveram de forma muito criativa, superaram limites, desenvolveram sua auto-estima e se integraram a um grupo maior de colegas. Fizeram novas amizades e muitos aprenderam a respeitar seus colegas através da brincadeira. Anteriormente ao aparecimento do pião, poucas crianças de faixa etária diferentes brincavam juntas. Hoje, se organizam e se respeitam mais.

crianças de 7 a 11 anos brincando juntas
Brincaram crianças de 1ª a 8ª séries - de 7 a 13 anos de idade em média. Algumas meninas da 1ª série não permaneceram muito tempo com na brincadeira. Mas algumas brincavam de girar com o corpo ou de girar alguma colega para imitar o movimento rotatório do pião.
meninas brincando de girar como o pião
Aparecerem muitos piões pintados com tinta guache, caneta esferográfica ou giz de cera...coloridos nas mais variadas formas. E estes piões assumiam novas figuras de coloridas quando estavam girando.



As manobras criativas se sobressaíram sob as competições. Jogar seu pião no chão e pegá-lo de volta antes que este parasse de girar, passá-lo então para sua outra mão ou para um colega, enquanto ainda girava...estas eram as atividades mais vivenciadas.


Saliento que o projeto: Brincadeira de Pião foi produtivo, divertido, recreativo e educativo. Atingiu seus objetivos...mas foi imprescindível sempre salientar a importância de primeiramente respeitar o outro enquanto brincavam!!!



 projeto:


3 comentários:

  1. O resgate às brincadeiras populares na educação serve como excelente instrumento educativo na formação da cidadania! Parabéns a todas as crianças que fizeram com que o projeto: Brincadeira de Pião tivesse continuidade durante todo o trimestre de 2010!!! bjsss da profe Carin

    ResponderExcluir
  2. Adorei!!! Tudibão Carin! Ano que vem estaremos juntas com o tema: brincadeiras, se Deus quiser!
    Beijos
    ANA

    ResponderExcluir
  3. Sim colega e amiga Ana!!! Ano que vem vamos resgatar brincadeiras como estas-suas histórias e suas emoções!!!! e brincar mtooo! obrigada pelos seus comentários! bjo

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.