_______ _________________ __________ ________________ __________ __________
O tempo de brincar não deveria nunca desaparecer
do ser humano.
Todo adulto deveria reaprender com as crianças a conservar em seu dia um tempo para a brincadeira - e assim não perderia de si mesmo a alegria, a capacidade de rir, de se desligar do trabalho e afazeres para então se conectar com seu eu.
A brincadeira de pião apareceu entre os alunos da escola EBIAS como uma oportunidade de trazer de volta a brincadeira, a interação entre os alunos, onde um ensina o outro a jogar seu pião. Ali aconteceu a formação da roda, o auto-superar-se na maneira de jogar, ou simplesmente o de desligar-se do mundo lá fora e relaxar com a brincadeira - o ditado "não pensar em nada".Com o pensamento envolvido na brincadeira, a criança e também o pré-adolescente têm vivenciado e sentido a alegria de estar num momento único, seu, e ao mesmo tempo com os outros.
Veja mais sobre o projeto no link:
Registrando algumas vivências do projeto:
A brincadeira de pião não acontecia apenas durante as aulas de Ed. Física, mas também nos intervalos entre as aulas - mas também e principalmente na hora do almoço e no recreio.
Pode-se observar crianças de várias idades brincando junto de pré-adolescentes e adolescentes.
As crianças procuraram na internet algumas regras de jogo já existantes. Alguns participavam de competições. Outros escolhiam apenas rodar seu pião. Muitos criaram as chamadas "acrobacias" com o pião, onde elaboravam criativas manobras com seu pião sempre rodando.
Porém, no final de novembro a brincadeira começou a diminuir na escola. Fato característico das brincadeiras muitas vezes, que com o passar do tempo vão sendo substituídas por outras.
Com o projeto foi possível trabalhar com eles a educação de aspectos de cidadania mesmo durante a brincaderia de pião. Todos eram incentivados a ter responsabilidade sobre seu brinquedo e cuidado com o pião do colega, e para não se machucarem. Respeitar seu tempo, e limite de espaço. Com o passar do tempo perceberam que não poderiam usar o brinquedo para agredir um colega, já que isto além de não ser uma atitude aceitável, faria com que o projeto terminasse na escola.
Observou-se que aqueles que participaram se envolveram de forma muito criativa, superaram limites, desenvolveram sua auto-estima e se integraram a um grupo maior de colegas. Fizeram novas amizades e muitos aprenderam a respeitar seus colegas através da brincadeira. Anteriormente ao aparecimento do pião, poucas crianças de faixa etária diferentes brincavam juntas. Hoje, se organizam e se respeitam mais.
crianças de 7 a 11 anos brincando juntas |
Brincaram crianças de 1ª a 8ª séries - de 7 a 13 anos de idade em média. Algumas meninas da 1ª série não permaneceram muito tempo com na brincadeira. Mas algumas brincavam de girar com o corpo ou de girar alguma colega para imitar o movimento rotatório do pião.
meninas brincando de girar como o pião |
As manobras criativas se sobressaíram sob as competições. Jogar seu pião no chão e pegá-lo de volta antes que este parasse de girar, passá-lo então para sua outra mão ou para um colega, enquanto ainda girava...estas eram as atividades mais vivenciadas.
Saliento que o projeto: Brincadeira de Pião foi produtivo, divertido, recreativo e educativo. Atingiu seus objetivos...mas foi imprescindível sempre salientar a importância de primeiramente respeitar o outro enquanto brincavam!!!
projeto:
O resgate às brincadeiras populares na educação serve como excelente instrumento educativo na formação da cidadania! Parabéns a todas as crianças que fizeram com que o projeto: Brincadeira de Pião tivesse continuidade durante todo o trimestre de 2010!!! bjsss da profe Carin
ResponderExcluirAdorei!!! Tudibão Carin! Ano que vem estaremos juntas com o tema: brincadeiras, se Deus quiser!
ResponderExcluirBeijos
ANA
Sim colega e amiga Ana!!! Ano que vem vamos resgatar brincadeiras como estas-suas histórias e suas emoções!!!! e brincar mtooo! obrigada pelos seus comentários! bjo
ResponderExcluir