sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Dança Cênica na Escola

                                                                                                                                    

 Este é um espaço para discussão sobre a dança cênica na escola, onde muitas vezes aparece esquecida enquanto seu conceito e  suas especificidades.
Conceituar a Dança é como tentar encontrar um conceito único para a Ed. Física. São anos de discussão e os conceitos estão incompletos - sendo por se tratarem de áreas que envolvem vários aspectos do ser humano - tanto em relação ao corpo, como sua relação com seu contexto histórico e social e, principalmente, pelas questões de corpo e arte estarem em constante transformação.
Dança Cênica apresentada no final do ano-tema: PAZ
Antes de qualquer conceito
a Dança é uma Arte!
E, como toda arte - merece ser estudada dentro deste contexto, deve ser traballhada com seriedade. O professor de dança deve ter a base de conhecimentos necessários para trabalhar a Dança:
história da dança 
pensamentos”(estilos) de dança
figurino                                         
 estrutura da aula de dança (diagonais,aulas de centro e chão, barra
bases cênicas
  organização de frases e composição coreográfica
                                                                                                    
Entram também as especificidades que aparecem na Ed Física
sendo algumas como:  
desenvolvimento e movimento humano
  a diferença entre o “se movimentar” e o “movimentar-se”
  o corpo e suas expressões
... além da anatomia humana, bases da fisiologia, da antropologia, da psicologia...e outras específicas da área.
A Dança na Ed. Física
A dança aparece na Ed. Fisica como conteúdo das diferentes linguagens.

A Dança é uma Artedeve ser entendida e planejada como Arte
O MOVIMENTO COPIADO xO MOVIMENTO ENCONTRADO:

Relevante que todo professor que se dispõem a trabalhar com a dança, deve antes relembrar que o movimento humano deve ser entendido como uma manifestação do Ser, do Sujeito.
Por assim, precisa-se pensar se estamos apenas reproduzindo - copiando “o sistema”. Se neste momento que “copiamos”, o aluno consegue encontrar “seu movimento”, sua forma de expressar seu entendimento de mundo, ou se ele copia e ignora com isso o autoconhecimento de sua forma de expressão?
É preciso propor situações na Dança em que a criança encontre o movimento.
Assim, ao introduzir a Dança no planejamento é relevante que o professor se faça algumas perguntas:
1.    *Quando a criança apenas copia um movimento, ela se encontra com seu “próprio movimento”, ou ela se afasta?
2.     
*Como posso construir um vocabulário de dança com a criança partindo do que ela traz como “vivência” de movimento, de expressões corporais, de história de corpo?

Há inúmeras possibilidades de propor situações e atividades em que a criança possa – a partir de seu vocabulário de movimento, encontrar situações para uma ampliação de suas expressões para a formação de frases coreográficas mais “complexas”. E logo, seguir com a improvisação coreográfica.
Por assim dizer - fica difícil entender quando um professor se coloca para construir “uma dancinha”- inserindo ele mesmo alguns “passinhos de dança copiados” e montando uma frase coreográfica sem base e contextualização cênica e artística.
Veja mais em breve neste blog:
Sugestão de momentos de aula de dança na escola – e bibliografias (aguarde as respectivas postagens)

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