sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PROJETO MEIO-AMBIENTE-NATUREZA - AÇÕES

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
 HORA DO CONTO - CULTURA INDÍGENA
1ª e 2ª séries da EBIAS
O Projeto Meio-Ambiente-Natureza vem acontecendo desde o 2º trimestre deste ano e acontece com a interdisciplinaridade entre Ed. Física e o Laboratório de Ciências com as professoras, respectivamente, Carin Perske e Dinara Castilhos.

A contextualização do projeto e seus objetivos pode ser visualizada no link deste blog:
http://ef-carin.blogspot.com/2010/08/projeto-meio-ambiente-natureza.html
Nesta ação da Hora do Conto que descrevemos houve a interdisciplinaridade entre Ed. Fisica-professora Carin, Laboratório de Ciências-professora Dinara, Sala Informatizada e Projeto XO-laptop da EBIAS - com as professoras Angela, Celma e Elizângela.



Cultura Indígena:
Ao trazer a cultura indígena oportunizamos uma ampliação de linguagens, um reconhecimento da origem das culturas, aprendendo a respeitar as diferenças e a valorizar o que cada povo acrescenta de bom ao nosso povo brasileiro.
A cultura indígena permite reforçar o convívio em harmonia entre homem e seu meio-ambiente, entre homem inserido como parte da natureza.
Ao som de tambor, chocalho, e canção cantada com as crianças - aconteceu em setembro-deste ano, na Sala de Artes da EBIAs a hora do conto para os alunos de 1ª e 2ª séries, nos períodos matutino e vespertino.
A professora Celma contextualizou a história do índio, a invasão portuguesa no Brasil e na ilha de Florianópolis e a exclusão dos índios de sua terra. A professora contextualizou aspectos da cultura, da música - cantando com as crianças uma canção indígena.
A professora Dinara iniciou contextualizando principalmente a  preservação ambiental do nosso bairro, das praias da ilha de Florianópolis, vindo para a necessidade de cuidarmos do meio-ambiente de nossa escola -do bosque que temos, começando por nós dentro da escola os cuidados com a natureza.
As professoras Angela e Elizângela apresentaram um vídeo sobre cultura indígena, que abordou aspectos da alimentação, da arte e da cultura.
Durante a apresentação do vídeo as crianças receberam uma pintura de rosto relacionada a pintura indígena, com lápis de cor aquarelável.
A professora Carin - Ed. Física introduziu as brincadeiras indígenas como a corrida do tronco-ou toras,  cipó na árvore, arco-flecha, pescaria, barco a remo. A hora do conto encerrou com uma dança indígena  em roda, dirigindo-se para o pátio e bosque da escola para observarmos se há respeito em relação ao meio-ambiente com a relação de onde é jogado o lixo.

Agradecemos a participação da professora de História Maria Gorethe com seu depoimento sobre o índio na  atualidade e a missigenação dos povos no Brasil. Agradecemos a Auxiliar de Ensino Sabrina pelo apoio na Hora do Conto. E às professoras Angela, Celma e Elizângela pela relevante colaboração à ação do projeto. 


Agradecem:
professoras Carin e Dinara

2 comentários:

  1. Carin, o projeto está ótimo, muito bom mesmo! E, é muito gratificante quando conseguimos envolver, integrar outras áreas do conhecimento no desenvolvimento das atividades. Até os alunos sentem-se mais motivados, interessados pelas aulas. Parabéns pelo trabalho!
    As fotos tbém ficaram muito legais...
    Conte com o meu apoio para a continuidade do projeto e demais atividades a serem realizadas.

    Bjos, Angela

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.