Na EBIAS -
unindo Artes e Ed. Física
com professores:
Carin, Fernanda, Hamilton - Ed. Física
e Mônica - Artes,
juntamente com os alunos,
Contextualizando:
A brincadeira de pião apareceu entre os alunos da escola como uma oportunidade de trazer de volta a brincadeira, a interação entre os alunos, onde um ensina o outro a jogar seu pião. Ali acontece a formação da roda, o auto-superar-se na maneira de jogar, ou simplesmente o de desligar-se do mundo lá fora e relaxar com a brincadeira - o ditado "não pensar em nada".Com o pensamento envolvido na brincadeira, a criança e também o pré-adolescente têm vivenciado e sentido a alegria de estar num momento único, seu, e ao mesmo tempo com os outros.
O pião de madeira é um brinquedo de custo baixo, encontrado no próprio bairro, e vem a cada dia aparecendo mais entre os alunos da escola.Apareceu na escola num dia de aula, trazido por um aluno, e logo depois os piões se multiplicaram conquistando um espaço relevante nos momentos de brincar.
Tem sido jogado até agora apenas pelos meninos,
principalmente de 4ª a 6ª séries.
E tem sido um dos pontos que permitiu a socialização entre os meninos de idades e turmas diferentes, em que todos brincam juntos na mesma roda.
Aos poucos o pião vai aparecendo também entre os meninos da 1ª série escolar. E a cada semana temos mais crianças interagindo e brincando juntas.
Para isso a importância de conscientizar o aluno que deve jogar adequadamente e evitar que atinja algum outro participante da brincadeira - estabelecendo uma altura máxima para esta projeção do pião.
Devido ao grande número de participantes na brincadeira de pião, percebemos a importância de organizar e direcionar um espaço adequado para jogar.
E também a necessidade de estabelecer com eles regras de jogar com segurança, já que este pião era inicialmente projetado para o alto.Para isso a importância de conscientizar o aluno que deve jogar adequadamente e evitar que atinja algum outro participante da brincadeira - estabelecendo uma altura máxima para esta projeção do pião.
Deve-se porém, estimular o uso do pião de forma divertida e adequada,
onde os alunos possam criar suas regras de jogar, conhecer a história do pião, brincar e ter seu momento de lazer aproveitado com algo que lhes dê alegria.
Cada vez mais o espaço da brincadeira no bairro vai sendo reduzido, e as crianças e adolescentes vão tendo muitas vezes como únicas opções de lazer ficar em frente a TV ou do computador. O tempo de lazer passa a ser ocupado por atividades que levam ao sedentarismo, muitas vezes inibindo a capacidade de criar e se divertir,de brincar e interagir com um grupo de amigos.
Hoje um dos principais fatores que tem levado as crianças a esta perda
do aproveitamento do tempo livre para a brincadeira é a falta de espaço nos bairros, nas ruas, para brincar . Os espaços vão sendo dominados pela construção indiscriminada de casas e prédios,
sem uma preocupação com as áreas de lazer gratuitas para a comunidade, como também a falta de segurança para sair às ruas e encontrar os amigos.
O tempo de brincar não deveria nunca desaparecer
do ser humano.
Todo adulto deveria reaprender com as crianças a conservar em seu dia um tempo para a brincadeira - e assim não perderia de si mesmo a alegria, a capacidade de rir, de se desligar do trabalho e afazeres para então se conectar com seu eu.
Bárbaro Carin!!
ResponderExcluirAdorei a iniciativa em tratar desse assunto!! Pois brincadeira também é coisa séria!!
Mais do que nunca a Eucação deve ocorrer em todos os momentos, ao invés de somente dentro de sala de aula.
Brincar também educa, como você bem colocou, e entender e orientar ao invés de proibir será com certeza muito mais produtivo.
Vamos convidar a TODOS para aproveitar esse foco de interesse dos alunos e integrar conteúdos de várias disciplinas, professores, alunos e até mesmo os pais.
Conte comigo nessa empreitada!!
PARABENS!!
Elizangela
Carin, parabéns pela iniciativa sua e dos colegas, trabalhar esses jogos e brincadeiras que, como vocês citou, surgem de repente e acabam virando mania no bairro é legal para todos perceberem que mesmo nesses jogos existem regras e atitudes aceitáveis e não-aceitáveis. É importante que os educadores estejam atentos à esses recursos que como dizemos na pedagogia levam nossas aulas para além dos muros escolares. Beijo, Regina
ResponderExcluirCarin seu blog está muito legal e gostei da iniciativa em tratar desse assunto sério, afinal de contas, brincadeira é coisa séria e gostosa!
ResponderExcluir"Educar a ação" das crianças é uma de nossas tarefas mais importantes! Por isso, a EDUCAÇÃO deve ser levada a sério em todos os momentos, mesmo nos que para alguns parece ser um momento "trivial". Apoio o Projeto de vocês, contem comigo!
Beijos