Coloco aqui apenas um pequeno comentário sobre este momento que aconteceu em 27 de outubro, na EBIAS, para as turmas 51, 53, 61, 62 e 71.
despertou o interesse de vários alunos na EBIAS - os quais cercaram o atleta solicitando
para com eles.
Interessante foi ver no final da palestra - quando alguns alunos perguntaram a ele:
- "Pablo, por que você não veio antes na escola?" Você viria de novo para pedalar conosco e para estarmos com você novamente?"
E também quando os alunos tiveram liberdade de ver a bike de Pablo de perto tendo a sua permissão de experimentar freios e amortecedor - o que lhes despertou facínio!
Veja mais:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PERGUNTAS (ALUNOS) / RESPOSTAS (PABLO LUCATELLI)
*Perguntas/respostas postado em 22/11/2010
1-Você poderia explicar o que é mountain bike?
R. Pablo Lucatelli: O mountain bike é um esporte praticado em contato direto com a natureza, usa-se uma bicicleta apropriada e apresenta muitas facilidades por facilitar deslocamentos e estimular o espírito aventureiro.
2-Com quantos anos você começou a competir? Em que ano?
R. Pablo Lucatelli: Comecei quando tinha 9 anos, na categoria mirim, no ano de 1994.
3-Cada estilo de competição tem uma bike diferente ou você muda alguma coisa na sua?
R. Pablo Lucatelli: Existem diferentes modalidades dentro do mountain bike, nas que pratico usa-se a mesma bicicleta, não necessita alterar a bike, são elas o Cross Country (XCO) e o Marathon (MX).
4-De quantas competições participou?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente mais de 300.
5-Como você chegou onde está? Como fez para ser campeão?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que tenha sido a perseguição de um sonho, as vitórias foram conseqüência de muita paixão, dedicação, treinamentos e vontade de andar de bike.
6-Qual foi sua primeira medalha ou troféu?
R. Pablo Lucatelli: Foi um troféu de quarto colocado, na primeira prova que competi.
7-Você já perdeu alguma competição?
R. Pablo Lucatelli: Algumas, mas certamente marcantes foram as vezes que fiquei em segundo lugar, serviram de lição para continuar treinando, rever as estratégias de competição e vencer as adversidades.
8-Você ganhou muitas medalhas e troféus? Quantos?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente são mais de 300 premiações entre troféus e medalhas.
9-Você gosta desse esporte a quanto tempo? Já ficou sem vontade de andar de bike?
R. Pablo Lucatelli: Desde que assisti meu irmão vencer suas primeiras provas, comecei a gostar do esporte, nunca tive vontade de parar de pedalar, as vezes que por algum motivo tive que me afastar das bikes, foram com grande vontade de voltar.
10-Quais foram as maiores dificuldades?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que as dificuldades no esporte apareceram no início, quando ainda não tinha uma bike boa o suficiente para treinar e competir como gostaria, mas foram motivos para superar e seguir em frente, que minha família sempre tirou forças de onde parecia não ter, para incentivar eu e meu irmão.
11-Você já caiu de bike? Já se machucou ou quebrou? Já caiu muitas vezes competindo?
R. Pablo Lucatelli: Caí algumas vezes treinando, competindo não, a vez que mais me machuquei gravemente, foi nesse ano, quebrei o osso do cotovelo e fiquei por quase 2 meses sem pedalar.
12-Quando você pedala fica com medo de se machucar?
R. Pablo Lucatelli: Nunca tive medo de me machucar, as sensações positivas sempre foram maiores. Mas é claro que as medidas de proteção como capacetes e luvas servem como proteção no caso de queda.
13-Sua bike já quebrou em alguma competição ou treino? Já furou pneu?
R. Pablo Lucatelli: Nunca quebrou, mas pneus furam bastante. A manutenção preventiva sempre foi feita por mim, e certamente assim foram evitadas muitas quebras.
14-Alguma vez o freio falhou? O que aconteceu e o que você fez?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca faltou. Se faltasse acredito que daria um jeito de pular da bike ou parar com o pé.
15-Você teve apoio dos seus pais para começar a competir? Você foi com seu irmão quando começou?
R. Pablo Lucatelli: Na primeira prova, meu irmão foi sozinho escondido dos meus pais, sem apoio de ninguém, pedalou mais de 10km para ir até a prova, e venceu. Foi pela 3° ou 4° prova que ele venceu que eu estava assistindo e competi também, com a bike emprestada dele. Mas meus pais adoravam nos competindo e desde a primeira vez que assistiram uma prova sempre apoiaram.
16-Você gosta de competir?
R. Pablo Lucatelli: Para mim competir é uma das coisas que mais gosto, mas desde que tenha chances de vencer.
17-Quem mais ajudou você? Teve muito patrocinador?
R. Pablo Lucatelli: Tive muitos patrocinadores e apoiadores, posso dizer que desde 1999 havia empresas apoiando, cada uma com sua importância adequada para cada evento.
18-Qual foi a primeira bike que você ganhou?
R. Pablo Lucatelli: Era uma bicicleta simples, dessas de mercado, durou um ano, foi muito boa.
19-Quantas bikes você já teve?
R. Pablo Lucatelli: Várias, mais de 15 eu acho.
20- Você dá nome a suas bikes? Qual?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca tive este costume.
21-Quanto pesa sua bike?
R. Pablo Lucatelli: Por volta de 10kg.
22-Quanto custa uma bike profissional?
R. Pablo Lucatelli: Mais ou menos um ano de trabalho. As melhores custam mais que um carro popular 0km.
23-Para onde você já viajou de bike? E para competir?
R. Pablo Lucatelli: Viajei para alguns lugares, a primeira viagem foi com meu irmão foram 190km em pouco mais de 5horas, foi muito legal.
24-Qual o campeonato mais marcante para você? E qual a prova mais difícil?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que o campeonato mais marcante foi a Copa Internacional de MTB, quando o venci em 2006, ficou ainda mais. A prova mais difícil foi o MTB 12horas de São Paulo, quando competi na Categoria Solo em 2008, com a largada a meia noite e chegada ao meio dia.
25-Quantas vezes por semana você treina? Quantas horas por dia? E quantos km?
R. Pablo Lucatelli: Quando mais treinava andava 6 dias por semana, cerca de 2horas por dia, por volta de 50km cada vez. Atualmente ando conforme sobra tempo, mas tento manter pelo menos 3 a 4 vezes por semana.
26-Você faz musculação para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: Atualmente não, mas quando estava competindo forte, sim. Era um treinamento completo que consumia mais de 4 horas dos meus dias.
27-Quais alimentos você ingere antes das competições?
R. Pablo Lucatelli: Uma alimentação normal, evitando gorduras e carnes, abusando de massas e ingerindo líquidos á vontade.
28-Fez muitos amigos nas competições?
R. Pablo Lucatelli: Certamente este é um dos motivos mais importantes das competições, tenho amigos em vários lugares e muitos parecem como irmãos.
29-Como você se sente quando pedala com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que pedalar com amigos é uma troca de experiências e tem grande importância para o aprendizado, não só no esporte, mas para vida toda, o círculo de amizades é muito sadio, não há amigos te convidando para beber ou usar drogas, geralmente são pessoas inteligentes que buscam saúde e vitalidade para aproveitar a vida da melhor forma.
30-E como é competir com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Sempre é uma disputa saudável, de respeito, é muito bom.
31-Quantas competições em média você participou por mês?
R. Pablo Lucatelli: Geralmente entre 1 e 2 por mês, mas claro que em alguns meses chegou a ter corrida em todos finais de semana.
32-Mulheres também participam deste esporte?
R. Pablo Lucatelli: Sim, assim como no masculino, existem categorias definidas conforme a idade das atletas.
33-Você prefere fazer palestras ou competir?
R. Pablo Lucatelli: Os dois são muito interessantes, certamente um complementa o outro, é mais fácil competir. Mas conversar sobre as corridas e viagens com pessoas diferentes é sempre um prazer.
34-Se você perde uma competição como se sente?
R. Pablo Lucatelli: Algumas vezes perder é um incentivo para treinar mais, o problema é quando se está treinando ao máximo e as derrotas vem por falhas mecânicas ou fatores que fogem do controle. Certamente sempre servem para o aprendizado, incentivos para superar as dificuldades.
35-Se não praticasse mountain bike o que faria de esporte?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que qualquer outro que fosse individual, prefiro os de resistência como maratonas ou como triatlo de longa duração.
36-Qual outro esporte que já praticou?
R. Pablo Lucatelli: Muitos, geralmente voltados á natureza, mas na maioria das vezes não fugi muito de correr, nadar e pedalar.
37-Você sabe empinar com a bike?
R. Pablo Lucatelli: As vezes serve como comemoração em provas, sim.
38-Por que o banco da bike fica tão alto?
R. Pablo Lucatelli: A bike deve ter a proporção do tamanho do atleta, assim como nosso pé necessita de um calçado do tamanho certo, para competir é interessante uma bike do tamanho certo para o atleta.
39-Tem vários tipos de bike para a competição? E tipos de capacete?
R. Pablo Lucatelli: Sim, tem quase que uma bike para cada modalidade. Entre elas:
Ciclismo: Usa-se bikes de pneus finos, são leves e frágeis, específicas para andar no asfalto, exigem experiência e atingem altas velocidades com grande facilidade. Capacetes iguais os de mountain bike.
Mountain Bike – Cross Coutry/Marathon: Usa-se bikes padrão de mountain-bikes que geralmente contam com sistemas de amortecimento, pneus largos e freios precisos, são usadas fora da estrada, portanto ideais para suportar qualquer aventura tanto subidas quanto descidas. Capacetes abertos leves e ventilados.
Mountain Bike – Down Hill/4X: Usam-se bikes com sistemas de suspensão dianteira e traseira, são fortes e mais pesadas que as de Cross Country, também contam com pneus largos e freios precisos, usadas em trilas, são específicas para descida. Capacetes fechados e robustos lembram capacetes de motos.
40-Por que usa luvas para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: As luvas servem tanto para melhorar a aderência das mãos com o guidão, quanto para proteção em caso de quedas.
41-Você é descendente de alemão?
R. Pablo Lucatelli: Sou metade alemão metade italiano.
42-Você e seu irmão sempre pedalavam e competiam juntos? Seu irmão era mais velho que você?
R. Pablo Lucatelli: A maioria das vezes andávamos juntos, algumas vezes competimos juntos, ele era 2 anos mais velho.
43-Você chegou a ganhar alguma competição dele?
R. Pablo Lucatelli: As primeiras sempre perdi, mas algumas eu venci.
44-Como você está conseguindo superar a falta dele? Chegou a entrar em depressão?
R. Pablo Lucatelli: Ainda está muito recente para ter uma conclusão sobre isso, mas acredito que está servindo para rever muitos aspectos da minha vida e certamente é um assunto que ainda tem muito para acrescentar na minha vida, uma grande lição.
45-Como você se sente quando pedala?
R. Pablo Lucatelli: A sensação de liberdade e de prazer é grande, muitas vezes pedalar serve para planejar um dia que está começando ou também para manter a saúde física e mental.
46-Pablo, por que você não veio antes dar esta palestra na escola?
R. Pablo Lucatelli: A idéia é muito boa, nunca tinha pensado nisso, certamente se tivesse a oportunidade teria dado a palestra antes.
47- Você viria pedalar conosco?
R. Pablo Lucatelli: Sem dúvida seria um grande prazer.
48-Você pode vir nos ver aqui na escola mais vezes?
R. Pablo Lucatelli: Sempre que tiver a oportunidade estarei em contato. Para mim é muito bom ver tantas crianças interessadas nas histórias das bikes.
Pablo, agradecemos imensamente sua presença na escola, sua atenção e
seu carinho a todos,
além de deixares aqui " uma semente" para os esportes de prática individual
como mountain-bike!
Um forte abraço e muitas pedaladas a você!!!