quinta-feira, 28 de outubro de 2010

ED. FÍSICA-ESPORTES E NATUREZA MountainBIKE

MOUNTAIN BIKE - Palestra com o atleta PABLO LUCATELLI
imag. do site: http://www.lucatelli.net/
OBS:A postagem da palestra terá continuidade em breve neste mesmo link.
ONDE: na EBIAS
QDO: em OUT-10 

Coloco aqui apenas um pequeno comentário sobre este momento que aconteceu em 27 de outubro, na EBIAS, para as turmas 51, 53, 61, 62 e 71.
 A palestra sobre mountain-bike, apresentada pelo atleta Pablo Lucatelli despertou o interesse de vários alunos na EBIAS - os quais cercaram o atleta solicitando autógrafo, e demonstrando seu carinho e admiração, não somente pelo fato de ser "um dos maiores atletas e referência neste esporte no Brasil, mas também pela sua postura atenciosa para com eles.
Pablo falou sobre sua tragetória no mountain-bike, sobre as pedalas, as competições, as dificuldades no esporte, respondendo  com atenção a todas as perguntas dos alunos.
Interessante foi ver no final da palestra - quando alguns alunos perguntaram a ele:

- "Pablo, por que você não veio antes na escola?" Você viria de novo para pedalar conosco e para estarmos com você novamente?"
E Pablo se mostrou mais uma vez recíproco a atender a este convite!
E também quando os alunos tiveram liberdade de  ver a bike de Pablo de perto tendo a sua permissão de experimentar freios e amortecedor - o que lhes despertou facínio!
Veja mais: 
                                     -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------                                    
PERGUNTAS (ALUNOS) / RESPOSTAS (PABLO LUCATELLI)
 *Perguntas/respostas postado em 22/11/2010
1-Você poderia explicar o que é mountain bike?
R. Pablo Lucatelli: O mountain bike é um esporte praticado em contato direto com a natureza, usa-se uma bicicleta apropriada e apresenta muitas facilidades por facilitar deslocamentos e estimular o espírito aventureiro.

2-Com quantos anos você começou a competir? Em que ano?
R. Pablo Lucatelli: Comecei quando tinha 9 anos, na categoria mirim, no ano de 1994.

3-Cada estilo de competição tem uma bike diferente ou você muda alguma coisa na sua?
R. Pablo Lucatelli: Existem diferentes modalidades dentro do mountain bike, nas que pratico usa-se a mesma bicicleta, não necessita alterar a bike, são elas o Cross Country (XCO) e o Marathon (MX).

4-De quantas competições participou?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente mais de 300.

5-Como você chegou onde está? Como fez para ser campeão?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que tenha sido a perseguição de um sonho, as vitórias foram conseqüência de muita paixão, dedicação, treinamentos e vontade de andar de bike.

6-Qual foi sua primeira medalha ou troféu?
R. Pablo Lucatelli: Foi um troféu de quarto colocado, na primeira prova que competi.

7-Você já perdeu alguma competição?
R. Pablo Lucatelli: Algumas, mas certamente marcantes foram  as vezes que fiquei em segundo lugar, serviram de lição para continuar treinando, rever as estratégias de competição e vencer as adversidades.

8-Você ganhou muitas medalhas e troféus? Quantos?
R. Pablo Lucatelli: Nunca contei, mas certamente são mais de 300 premiações entre troféus e medalhas.

9-Você gosta desse esporte a quanto tempo? Já ficou sem vontade de andar de bike?
R. Pablo Lucatelli: Desde que assisti meu irmão vencer suas primeiras provas, comecei a gostar do esporte, nunca tive vontade de parar de pedalar, as vezes que por algum motivo tive que me afastar das bikes, foram com grande vontade de voltar.

10-Quais foram as maiores dificuldades?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que as dificuldades no esporte apareceram no início, quando ainda não tinha uma bike boa o suficiente para treinar e competir como gostaria, mas foram motivos para superar e seguir em frente, que minha família sempre tirou forças de onde parecia não ter, para incentivar eu e meu irmão.

11-Você já caiu de bike? Já se machucou ou quebrou? Já caiu muitas vezes competindo?
R. Pablo Lucatelli: Caí algumas vezes treinando, competindo não, a vez que mais me machuquei gravemente, foi nesse ano, quebrei o osso do cotovelo e fiquei por quase 2 meses sem pedalar.

12-Quando você pedala fica com medo de se machucar?
R. Pablo Lucatelli: Nunca tive medo de me machucar, as sensações positivas sempre foram maiores. Mas é claro que as medidas de proteção como capacetes e luvas servem como proteção no caso de queda.

13-Sua bike já quebrou em alguma competição ou treino? Já furou pneu?
R. Pablo Lucatelli: Nunca quebrou, mas pneus furam bastante. A manutenção preventiva sempre foi feita por mim, e certamente assim foram evitadas muitas quebras.

14-Alguma vez o freio falhou? O que aconteceu e o que você fez?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca faltou. Se faltasse acredito que daria um jeito de pular da bike ou parar com o pé.

15-Você teve apoio dos seus pais para começar a competir? Você foi com seu irmão quando começou?
R. Pablo Lucatelli: Na primeira prova, meu irmão foi sozinho escondido dos meus pais, sem apoio de ninguém, pedalou mais de 10km para ir até a prova, e venceu. Foi pela 3° ou 4° prova que ele venceu que eu estava assistindo e competi também, com a bike emprestada dele. Mas meus pais adoravam nos competindo e desde a primeira vez que assistiram uma prova sempre apoiaram.
16-Você gosta de competir?
R. Pablo Lucatelli: Para mim competir é uma das coisas que mais gosto, mas desde que tenha chances de vencer.

17-Quem mais ajudou você? Teve muito patrocinador?
R. Pablo Lucatelli: Tive muitos patrocinadores e apoiadores, posso dizer que desde 1999 havia empresas apoiando, cada uma com sua importância adequada para cada evento.

18-Qual foi a primeira bike que você ganhou?
R. Pablo Lucatelli: Era uma bicicleta simples, dessas de mercado, durou um ano, foi muito boa.

19-Quantas bikes você já teve?
R. Pablo Lucatelli: Várias, mais de 15 eu acho.

20- Você dá nome a suas bikes? Qual?
R. Pablo Lucatelli: Não, nunca tive este costume.

21-Quanto pesa sua bike?
R. Pablo Lucatelli: Por volta de 10kg.

22-Quanto custa uma bike profissional?
R. Pablo Lucatelli: Mais ou menos um ano de trabalho. As melhores custam mais que um carro popular 0km.

23-Para onde você já viajou de bike? E para competir?
R. Pablo Lucatelli: Viajei para alguns lugares, a primeira viagem foi com meu irmão foram 190km em pouco mais de 5horas, foi muito legal.

24-Qual o campeonato mais marcante para você?  E qual a prova mais difícil?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que o campeonato mais marcante foi a Copa Internacional de MTB, quando o venci em 2006, ficou ainda mais. A prova mais difícil foi o MTB 12horas de São Paulo, quando competi na Categoria Solo em 2008, com a largada a meia noite e chegada ao meio dia.

25-Quantas vezes por semana você treina? Quantas horas por dia? E quantos km?
R. Pablo Lucatelli: Quando mais treinava andava 6 dias por semana, cerca de 2horas por dia, por volta de 50km cada vez. Atualmente ando conforme sobra tempo, mas tento manter pelo menos 3 a 4 vezes por semana.

26-Você faz musculação para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: Atualmente não, mas quando estava competindo forte, sim. Era um treinamento completo que consumia mais de 4 horas dos meus dias.

27-Quais alimentos você ingere antes das competições?
R. Pablo Lucatelli: Uma alimentação normal, evitando gorduras e carnes, abusando de massas e ingerindo líquidos á vontade.

28-Fez muitos amigos nas competições?
R. Pablo Lucatelli: Certamente este é um dos motivos mais importantes das competições, tenho amigos em vários lugares e muitos parecem como irmãos.

29-Como você se sente quando pedala com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que pedalar com amigos é uma troca de experiências e tem grande importância para o aprendizado, não só no esporte, mas para vida toda, o círculo de amizades é muito sadio, não há amigos te convidando para beber ou usar drogas, geralmente são pessoas inteligentes que buscam saúde e vitalidade para aproveitar a vida da melhor forma.

30-E como é competir com seus amigos?
R. Pablo Lucatelli: Sempre é uma disputa saudável, de respeito, é muito bom.

31-Quantas competições em média você participou por mês?
R. Pablo Lucatelli: Geralmente entre 1 e 2 por mês, mas claro que em alguns meses chegou a ter corrida em todos finais de semana.

32-Mulheres também participam deste esporte?
R. Pablo Lucatelli: Sim, assim como no masculino, existem categorias definidas conforme a idade das atletas.

33-Você prefere fazer palestras ou competir?
R. Pablo Lucatelli: Os dois são muito interessantes, certamente um complementa o outro, é mais fácil competir. Mas conversar sobre as corridas e viagens com pessoas diferentes é sempre um prazer.

34-Se você perde uma competição como se sente?
R. Pablo Lucatelli: Algumas vezes perder é um incentivo para treinar mais, o problema é quando se está treinando ao máximo e as derrotas vem por falhas mecânicas ou fatores que fogem do controle. Certamente sempre servem para o aprendizado, incentivos para superar as dificuldades.

35-Se não praticasse mountain bike o que faria de esporte?
R. Pablo Lucatelli: Acredito que qualquer outro que fosse individual, prefiro os de resistência como maratonas ou como triatlo de longa duração.

36-Qual outro esporte que já praticou?
R. Pablo Lucatelli: Muitos, geralmente voltados á natureza, mas na maioria das vezes não fugi muito de correr, nadar e pedalar.

37-Você sabe empinar com a bike?
R. Pablo Lucatelli: As vezes serve como comemoração em provas, sim.

38-Por que o banco da bike fica tão alto?
R. Pablo Lucatelli: A bike deve ter a proporção do tamanho do atleta, assim  como nosso pé necessita de um calçado do tamanho certo, para competir é interessante uma bike do tamanho certo para o atleta.

39-Tem vários tipos de bike para a competição? E tipos de capacete?
R. Pablo Lucatelli: Sim, tem quase que uma bike para cada modalidade. Entre elas:
Ciclismo: Usa-se bikes de pneus finos, são leves e frágeis, específicas para andar no asfalto, exigem experiência e atingem altas velocidades com grande facilidade. Capacetes iguais os de mountain bike.
Mountain Bike – Cross Coutry/Marathon: Usa-se bikes padrão de mountain-bikes que geralmente contam com sistemas de amortecimento, pneus largos e freios precisos, são usadas fora da estrada, portanto ideais para suportar qualquer aventura tanto subidas quanto descidas. Capacetes abertos leves e ventilados.
Mountain Bike – Down Hill/4X: Usam-se bikes com sistemas de suspensão dianteira e traseira, são fortes e mais pesadas que as de Cross Country, também contam com pneus largos e freios precisos, usadas em trilas, são específicas para descida. Capacetes fechados e robustos lembram capacetes de motos.

40-Por que usa luvas para pedalar?
R. Pablo Lucatelli: As luvas servem tanto para melhorar a aderência das mãos com o guidão, quanto para proteção em caso de quedas.

41-Você é descendente de alemão?
R. Pablo Lucatelli: Sou metade alemão metade italiano.

42-Você e seu irmão sempre pedalavam e competiam juntos? Seu irmão era mais velho que você?
R. Pablo Lucatelli: A maioria das vezes andávamos juntos, algumas vezes competimos juntos, ele era 2 anos mais velho.

43-Você chegou a ganhar alguma competição dele?
R. Pablo Lucatelli: As primeiras sempre perdi, mas algumas eu venci.

44-Como você está conseguindo superar a falta dele? Chegou a entrar em depressão?
R. Pablo Lucatelli: Ainda está muito recente para ter uma conclusão sobre isso, mas acredito que está servindo para rever muitos aspectos da minha vida e certamente é um assunto que ainda tem muito para acrescentar na minha vida, uma grande lição.

45-Como você se sente quando pedala?
R. Pablo Lucatelli: A sensação de liberdade e de prazer é grande, muitas vezes pedalar serve para planejar um dia que está começando ou também para manter a saúde física e mental.

46-Pablo, por que você não veio antes dar esta palestra na escola?
R. Pablo Lucatelli: A idéia é muito boa, nunca tinha pensado nisso, certamente se tivesse a oportunidade teria dado a palestra antes.

47- Você viria pedalar conosco?
R. Pablo Lucatelli: Sem dúvida seria um grande prazer.

48-Você pode vir nos ver aqui na escola mais vezes?
R. Pablo Lucatelli: Sempre que tiver a oportunidade estarei em contato. Para mim é muito bom ver tantas crianças interessadas nas histórias das bikes.
                                                                                                                                                                                                       
Pablo, agradecemos imensamente sua presença na escola, sua atenção e 
seu carinho a todos,
além de deixares aqui " uma semente" para os esportes de prática individual
como mountain-bike!
Um forte abraço e muitas pedaladas a você!!!
Profª Carin
                                                                                                                                                                                                         

5 comentários:

  1. Pablo e Carin, parabéns! Os alunos estão fazendo, ainda, comentários sobre o assunto =D
    São de pessoas como vocês que essas crianças precisam, como referência! Admiro o trabalho dos dois!
    E, Carin, teu blog está cada vez mais lindo e poderosooo. Quero dicas hehehe
    Beijos e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Pablo, sua palestra e seu exemplo continuam despertando muitos alunos para o mountainBike. Assim que estamos organizando uma prova no espaço da escola, já que esta oferece um bosque. Contamos com sua presença!!! abraço

    ResponderExcluir
  3. Nunca imaginei que pudesse contribuir desta forma, o que mais desejo é que os alunos tenham a opção de mais um esporte entre tantos.
    O mountain bike para mim sempre foi mais que um esporte, é fonte de sonhos e realizações.
    Fica meu contato pelo http://www.lucatelli.net/contato.html

    ResponderExcluir
  4. Professora Caren , eh de profissionais como vc, comprometidos,que nossas crianças, sujeitos de direitos, precisam. continue assim e obrigada por partilhar de sua amizade. deixo um pensamento que não sei ao certo o autor " ...é preciso ser muito grande pra levar a sério as coisas dos pequenos"
    Prof. Ana Destri

    ResponderExcluir
  5. Querida Ana Destri. Vejo que um trabalho qdo conta com o comprometimento de mais profissionais, alcança um resultado bem maior que imaginamos ao planejarmos. Até hoje os alunos perguntam sobre o Pablo, perguntam qd ele vai aparecer, e qd faremos um passeio de bike pelo bairro...obrigada pelo seu comentário

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.