Prof.ras Dinara-esq.e Carin-dir |
EBIAS – ESCOLA BÁSICA INTENDENTE ARICOMEDES DA SILVA
Por: Carin PERSKE – ED. FÍSICA
Dinara CASTILHOS – Laboratório de CIÊNCIAS
Objetivos Gerais:
Desenvolver a consciência da interdependência entre sociedade e meio-ambiente, entre saúde e natureza.
Ed. Física |
Formar cidadãos conscientes e aptos a atuarem na comunidade, comprometidos com a vida e o bem-estar social e da comunidade.
Despertar a consciência sócio-ambiental com a aprendizagem de valores sociais de cidadania,
responsabilidade e solidariedade,
não somente em relação ao ser humano, mas também em relação à Natureza,
desenho de Raquel - 8 anos |
com o homem integrado à natureza,
consciente de que ao mesmo tempo que transforma a natureza esta
também o transforma,
havendo sempre uma conseqüência de seus atos.
Numa relação escola-família-comunidade, objetivamos trabalhar a consciência de que
Ed. Física |
a educação ambiental começa em casa e não está voltada apenas para a escala planetária ou nacional.
Ela envolve desde a rua onde moramos, a praça, o bairro,
atinge as características e diversidades de cada região,
para depois integrar os espaços nacionais.
Desenvolver a consciência sobre o encaminhamento correto do lixo, desde onde colocá-lo na escola, como a sua separação correta.
Incentivar a correta separação do lixo nas casas dos alunos,
bem como sua colocação nas ruas na data correta de recolhimento
do lixo reciclável e não reciclável .
Cuidar do encaminhamento do óleo de cozinha da comunidade escolar, proporcionando seu recolhimento na escola, e de seu encaminhamento a unidades de recolhimento.
Justificativa:
"Não basta ensinar ao homem uma especialidade(...). É necessário que adquira um sentimento."
""Um senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto. Deve aprender a compreender as motivações dos homens(...)e suas angústias para determinar com exatidão seu lugar aos seus próximos e à comunidade."
(Albert Einstein)
Através da educação ambiental o ser humano assimila conceitos e interioriza atitudes,
adquire comportamentos e passa a compreender as relações de interdependência entre a sociedade em que vive e seu corpo.
O convívio escolar é relevante para a aprendizagem de valores sociais
e o meio-ambiente é o espaço de atuação mais próximo dos alunos.
A educação pode despertar a necessidade de um trabalho que se evidencie na dignidade do ser humano, responsabilidade e solidariedade.
A escola e o meio-ambiente estabelecem a possibilidade de uma relação imediata de atuação da criança no meio ambiente e de
evidenciar a dignidade do ser humano
e a responsabilidade no meio em que vivem.
Este processo educativo envolve não somente ciência e ética
como também uma renovada filosofia de vida.
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