ARVORISMO
retirada do site: http://www.cp2_parati.blogger.com.br/ |
O Arvorismo é considerado um esporte radical, utilizado também no turismo de aventura e para atividades de lazer. É praticado através de plataformas e cabos nas copas das árvores. Estes passam de uma árvore a outra, por onde os praticantes atravessam passando por vários estágios e desafios de um circuito. Para a prática do esporte não é preciso ser atleta, e o praticante pode ter auxílio de um monitor - basta ter ousadia, equilíbrio e coordenação. Os equipamentos de segurança são obrigatórios na prática. Estes compõem:
retirada do site: http://escalaambiental.blogspot.com// |
Kit de segurança para Arvorismo:
cabo de segurança
cadeirinha polia mosquetão capacete
Alguns desafios do circuito de arvorismo
escadas cordas
retirada do site: http://www.cp2_parati.blogger.com.br// |
pontes suspensas
cabos aéreos
tirolesas (que podem chegar a 40km/h)
obstáculos das próprias árvores
Tipos de Arvorismo:
Arvorismo Técnico: é utilizado por pesquisadores que necessitam andar pelas copas das árvores. Surgiu por volta da déc de 80, na Costa Rica, com pesquisadores e cientistas que precisavam ficar na altura das copas das árvores para observar o comportamentos das espécies pesquisadas. Este deu origem ao arvorismo acrobático.
retirada do site: http://escalaambiental.blogspot.com/ |
Arvorismo Contemplativo: geralmente tem apenas o objetivo de apreciação da natureza, não necessitando em alguns locais de equipamentos de segurança, pois há passarelas mais firmes entre uma árvore e outra, com proteção lateral e plataformas mais amplas.
Curiosidade: Na praia do Santinho em Florianópolis-SC temos o maior percurso do sul do Brasil, com um circuito de 27 atividades acrobáticas e a
12 metros de altura.
Registro:
Durante a pesquisa sobre arvorismo com os alunos, curioso foi perceber que a maioria até então não conhecia o esporte, sendo que na ilha temos um dos maiores circuitos de arvorismo do sul do Brasil.
Os alunos em sua maioria se mostraram encantados com o arvorismo e se interessaram em conhecer o local, bem como vivenciá-lo. Nas pesquisas viram sobre a impotância dos equipamentos de segurança e do local preparado para esta prática. Segundo depoimentos de alguns alunos - mais uma vez a preservação da floresta se mostra harmoniosa e necessária para o homem.
Onde praticar em Florianópolis?
Rio Vermelho
Este apresenta um percurso com: ponte alpina, teia, trapézio, Caminho do Tarzan, Falsa Baiana, Trava Solta Vitória e finaliza com uma Tirolesa.
Duração média: 30 minutos.
Altura mínima do participante: 1,50m.Local: Mabu Engenho Eco Resort
Este apresenta um percurso com: ponte alpina, teia, trapézio, Caminho do Tarzan, Falsa Baiana, Trava Solta Vitória e finaliza com uma Tirolesa.
Duração média: 30 minutos.
Altura mínima do participante: 1,50m.Local: Mabu Engenho Eco Resort
Praia do Santinho
Desafios: pontes, cabos aéreos, redes, tirolesas
Duração média: 1 hora e 30 minutos.
Altura mínima do participante: 1,50m.Local: Costão do Santinho Resort
Altura mínima do participante: 1,50m.Local: Costão do Santinho Resort
Veja mais nos sites:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.