quarta-feira, 27 de outubro de 2010

RUGBY- PALESTRA COM ATLETA KALVIM SCOTTI

Jogo de RUGBY

imag. do site: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php
 
Com o atleta Kalvim ScottiJogador da Seleção Brasileira de Rugby–M23
               Jogador do Desterro Rugby Clube Florianópolis - SC
Estagiário da Fundação CERTI no Projeto XO da EBIAS
Quando: 20/out/2010
Onde: no auditório da EBIAS – no horário: 8h ás 9:30h
Para as turmas 51 e 71
OBS: A palestra não aconteceu no período vespertino devido à impossibilidade do horário para o palestrante. Sendo assim, os alunos das turmas 53 e 62 pesquisarão sobre o Rugby na internet – nos sites indicados no blog e sugeridos também pelo atleta.

Palestra com Kalvim Scotti e alunos

A palestra faz parte do Projeto Ed Física-Esportes-Natureza que pode ser visualizado no link:
Quanto maior o número de esportes que o aluno conhece, maior as possibilidade para ele perceber o quanto seu tempo de lazer pode ser aproveitado de forma mais criativa.

Ao convidar palestrantes que são atletas dos esportes pesquisados no projeto, tem-se como objetivo oportunizar ao aluno entrar em contato com o atleta mais diretamente. O aluno pode perceber a proximidade entre sua realidade e seu próprio potencial para buscar por esportes que se identifique.
Importante o aluno saber que, independente de se tornar um atleta, ou não - futuramente, pode sentir o prazer de descobrir novas formas de aproveitar seu tempo de lazer – praticando esportes.

Durante a palestra com o atleta Kalvim, os alunos conheceram sobre a origem e história do Rugby, algumas regras gerais e fundamentos do jogo e também visualizar as imagens trazidas.

Reflexão: Como está o incentivo do esporte no Brasil?

Quando os alunos colocam a relevante pergunta sobre quanto um jogador de Rugby recebe de apoio financeiro, Kalvim coloca que apenas as três equipes melhores colocadas do Campeonato Brasileiro de Rugby recebem incentivo da bolsa atleta do governo brasileiro, porém os atletas começam a receber a bolsa somente no segundo ano depois do resultado conquistado, isso acontece devido ao processo burocrático envolvido. Os atletas que já estão na seleção Brasileira de Rugby e que conquistaram bons resultados internacionais, também recebem o incentivo da bolsa atleta pelo governo.

Como o Rugby é um esporte novo em nosso país, há pouco incentivo de patrocínio de empresas. Assim, cada jogador veste sua camisa por paixão ao esporte, sendo que os mesmos se responsabilizam com todas as suas despesas e também com a manutenção do time.


Assim, vale a pergunta: Quando um país que sediará as Olimpíadas em 2016 começará a incentivar - com condições reais - o envolvimento do maior número possível de jovens nos esportes?

Ver mais sobre o esporte e palestra no link: 


profª Carin, Kalvim

A palestra aconteceu de forma bem interativa dos alunos com o palestrante, que participaram com suas perguntas e colocações bem pertinentes sobre o esporte.

Trazer um atleta que se mostra apaixonado pelo esporte que pratica, para contribuir com o conhecimento dos alunos sobre a importância da prática de esportes é muito significativo -  o objetivo principal do projeto se tornou realidade ao perceber que no final da palestra 20 alunos se mostraram interessados em jogar Rugby: sendo 10 meninos e 10 meninas!

O atleta Kalvim Scotti deixou uma importante mensagem ao colocar que mesmo sem receber nenhuma ajuda financeira para jogar Rugby, sua prática e dedicação ao esporte valem pela sua paixão ao jogar Rugby, pelos amigos que fez na equipe e nas competições tanto no Brasil como com jogadores de outros países, e pelos lugares que conheceu através do esporte.

Os alunos foram convidados para assistirem à etapa do Circuito Brasileiro de Sevens em Florianópolis, com:
data:   29/01/2011 à 30/01/2011
em Florianópolis - Local ainda não confirmado

PERGUNTAS DOS ALUNOS sobre o RUGBY / Respostas de Kalvim Scotti
  1. Como se joga Rugby?
R. Rugby é um esporte que se joga tanto com as mãos quanto com os pés. O jogador só pode jogar se estiver em pé. A linha de impedimento é a linha da bola, portanto o jogador atacante somente deve participar de uma jogada caso entre em jogo a partir de uma posição anterior ao carregador da bola. O passe tem que ser sempre para o lado ou para trás. O chute pode ser para frente, mas o jogador que for pegar a bola deverá sair detrás da linha do chutador. O objetivo do jogo é passar a linha de fundo do adversário, que é a area de pontuação, e apoiar a bola  no chão. Também é possível pontuar realizando um chute passando por cima da trave em “H”. O jogador pode correr com a bola sem qualquer impedimento. O jogador em defesa pode derrubar somente o portador da bola.
Veja no link: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php

Imagem do site: http://www.desterrorugby.com.br/esporte.php
  2. Se o jogador estiver em pé e se agachar, pode ganhar ponto; ou precisa se jogar para ganhar ponto?
R. o jogador para pontuar precisa estar segurando a bola e encostá-la no chão, sendo na área de pontos ou na linha de fundo – independente de estar agachado ou se jogar.
  1. Que falta é marcada se o jogador empurrar alguém do outro time?
R. Essa é uma infração grave, portanto resultará em um pênalt. Para derrubar o oponente deverá agarrá-lo e ir para o chão com ele.
  1. Qual é a formação de saída de bola?
R. A saída de bola é dada por um chute do meio de campo para o time adversário.
  1. Com quantos anos pode-se começar a jogar Rugby?
R. Na Europa – principalmente na França e Inglaterra começa-se a jogar Rugby desde 5 anos, sendo que se aprende na maioria das escolas – pois o Rugby tem um importante fator de estimular o jogo em equipe, a coragem e superação de limites.
No Brasil se começa a jogar Rugby mais tarde, isso porque o esporte ainda não é tão conhecido no País. Mas no Brasil existe muitos clubes com categorias infantis, com crianças de 8 anos jogando rugby. Hoje a maior parte dos nossos atletas estão começando a jogar entr 13 e 15 anos.
A Seleção Brasileira compõem-se da:
- Equipe principal
- a Equipe M23 (composta por jogadores menores de 23 anos de idade)
- a Equipe M19 (composta de jogadores menores de 19 anos de idade)
- e a Equipe feminina
  1. Há equipamentos de proteção para jogar Rugby?
R. Sim: capacete de almofada especial para proteção das orelhas, ombreras e protetor bucal.
  1. Quando e onde sua equipe treina?
R. Nas 3ª e 5ª feiras às 18:45hs e aos sábados pela manhã, na Lagoa da Conceição
  1. O que você paga para jogar Rugby?
R. A mensalidade do Clube, o deslocamento para os treinos e as despesas para os jogos e competições.
  1. Já aconteceu algum acidente grave que causasse a morte de algum jogador durante uma partida de Rugby?
R. Não que eu saiba. Mas acontecem lesões sim durante os jogos, pois há muito contato. As lesões maiores são principalmente de joelho.
  1. Qual é o nome de seu time? Desde quando você joga Kalvim?
R. Equipe do Desterro – Florianópolis e Seleção Brasileira de Rugby M23
Jogo desde 2005.
  1. Você já saiu do Brasil para jogar?
R. Fui 2 vezes para o Uruguai
  1. Você acha fácil de jogar Rugby?
R. Não. Como todo esporte precisa de muito treino e dedicação
  1. Mulheres praticam o Rugby?
R. sim, como viram nas imagens que trouxe, há equipes femininas de Rugby no Brasil
  1. Quantas pessoas podem jogar em cada jogo?
R. são 15 jogadores para cada equipe, podendo haver substituições.
  1. Há equipes mistas, de homens e mulheres na mesma equipe?
R. Não
  1. Por que nunca vi Rugby na TV?
R. No Brasil nos canais abertos de TV talvez não passam muitos jogos de Rugby, mas nos canais pagos de TV passam geralmente um ou dois jogos por semana de Rugby.
  1. Qual a equipe conquistou maior número de vitória em campeonatos?
R. Acredito que seja a Inglaterra, onde iniciou o esporte.
  1. O Rugby já é bastante praticado no Brasil?
R. O esporte começou crescer mais nesses três últimos anos no Brasil, mas há várias equipes no país. Em Florianópolis temos 4 equipes: A do Desterro – que eu jogo, equipe da UFSC , equipe do Costão Norte e a equipe do Joaca.
  1. O que significa Rugby?
R. Rugby é o nome de uma cidade da Inglaterra, onde o esporte começou.
  1. Quanto um atleta ganha hoje financeiramente para jogar Rugby?
R. Geralmente as despesas são pagas pelos próprios atletas. Mas as 3 melhores equipes da Seleção Brasileira de Rugby podem ganhar a Bolsa Atleta do Governo Federal.
  1. O Rugby é parecido com o Futebol Americano?
R. Sim, pois o Futebol Americano veio do Rugby. Se parecem principalmente pelo contato físico, mas com regras e fundamentos diferentes.
  1. Kalvim, é sempre você que tem o objetivo de pegar a bola?
R. Sim, pela posição que ocupo na equipe, mas se eu estiver longe da jogada ou indisponível, outro jogador pode pegar a bola sem problemas.
  1. Quantas faltas um jogador pode ter num mesmo jogo?
R. No 2º penalt seguido o jogador pode ganhar cartão amarelo e fica 10 minutos fora do jogo. Mas isso vai depender de cada juiz, pois cada um tem a sua interpretação. No segundo cartão amarelo o jogador é expulso
  1. Como você se sente quando joga Rugby? R. Me sinto muito bem, porque eu amo muito jogar rugby. As coisas com mais satisfações que fazemos são as que amamos.


Veja mais nos sites:
Com certeza Kalvim, seu comprometimento, entusiasmo e paixão pelo esporte motivou e despertou muitos alunos. Foi merecido o forte aplauso que deles recebeste!
Agradeço muito sua relevante participação e colaboração ao projeto!
Desejo, junto aos alunos:  sucesso – e muitos jogos e vitórias a você e seu time!
Torçamos todos para que o Rugby, assim como todos os esportes, tenham maior incentivo  e acesso a todos no Brasil!

Um grande abraço, 
Carin Perske




4 comentários:

  1. Carin, obrigado pela oportunidade de passar um pouco do que eu sinto com o Rugby para essas crianças. Gostei muito da experiência e estarei disponível para repetir a palestra para outras turmas.
    Ainda quero fazer uma aula prática assim que a quadra estiver pronta, pra fazer essa garotada suar.. hehehe

    Beijoo

    ResponderExcluir
  2. kalvim, nós é que ficamos muito gratos a você! E estamos aguardando ansiosos este momento de vivenciar o jogo na prática com vc! Seria ótimo se pudéssemos todos assistir a um treino da equipe! Abraço a vc

    ResponderExcluir
  3. CArin, parabéns pela iniciativa e pelo trabalho! Kalvim, parabéns pelo trabalho, pela disposição e sensibilidade... Vocês arrasaram!
    Beijos
    Profª Ana Kelly

    ResponderExcluir
  4. Kalvim, esperamos ansiosos para vivenciarmos na prática o jogo do Rugby com você! Sucesso para vc e seus jogos! abração

    ResponderExcluir

Por favor, deixe aqui seu comentário e seu email para resposta.